terça-feira, 26 de julho de 2011

Hoje o papo é verde!

Há algum tempo está se discutindo aqui no meu estado sobre a proibição da distribuição das sacolas plásticas pelos supermercados (ufa! Que frase enorme). Essas benditas causam um mal danado ao meio ambiente: demoram centenas de anos para se decompor. Além disso, há casos de animais (muitas vezes tartarugas) que se alimentam delas e acabam morrendo =(

Assim, o Ministério Público do Espírito Santo em parceria com o MP do Trabalho firmaram o Termo de Compromisso que elimina a distribuição das sacolinhas nos supermercados. Com isso, os estabelecimentos disponibilizariam ao consumidor caixas de papelão de graça e sacolas retornáveis (vendidas a R$ 2,00 cada). As sacolas comuns seriam substituídas por biodegradáveis, que custariam por volta de R$ 0,20 cada uma.

Na minha singela opinião, qualquer medida tomada a fim de ajudar o meio ambiente é válida. Mas, entretanto, todavia, tem que vê issaê. Graças a Deus, eu tenho condições de comprar a tal sacola biodegradável ou usar a retornável (que eu já tenho, btw). Mas e aquela família que mal se mantém com um salário mínimo? Vão ter que desembolsar mais dinheiro para carregar suas compras? Falo isso porque acredito que os supermercados não terão caixas de papelão suficientes para atender à grande demanda.

E sei lá gente, acho que outras medidas também poderiam ser adotadas. A gente vê muito em filme americano a família carregar as compras em sacolas de papel. Acredito que seja uma opção. Eu me lembro de quando era mais nova e ia ao supermercado com a mamãe (ah como eu gostava...) que as compras eram todas devidamente colocadas em sacolas de papel. Não acho que seja A solução, mas é uma opção, não acham? Por outro lado, tô aqui pensando com meus botões e cheguei a conclusão de que as coisas só nos afetam ou funcionam quando mexem com o nosso bolso. Já pensaram nisso? Falo por experiência própria. Antes de estagiar, eu já era atenta as minhas finanças, quanto eu gasto por mês e coisa e tal. Mas hoje eu estou muuuito mais. Não saí esbanjando o meu primeiro salário como eu um dia imaginei fazer. Pelo contrário, comprei sim coisas pra mim, mas coisas de que eu realmente precisava. Também fiz uma poupança e estou controlando meu dinheirinho.

Eu comentei sobre o TC com a Natalia, minha irmã que mora nos EUA, e ela ficou indignada. Ela considerou algo que eu nem pensei. “Como sempre, tudo no Brasil a responsabilidade é atribuída ao consumidor”. Acho até que ela tem um pouco de razão. O Governo sempre tenta fazer com que o consumidor/contribuinte seja o responsável por tudo que há de ruim no país. Concordo que somos, mas em parte.

Bom, o que eu posso dizer por agora é: sejam mais ativos. Pequenas mudanças podem fazer diferença lá na frente. Quando for à padaria, não coloque a sacola de pão na sacola plástica. Não é preciso. Quando for ao supermercado, leve sua eco-bag. Que tal?


“Seja a mudança que você deseja ver no mundo” Dalai Lama.

Beijinhos

2 comentários:

  1. Essa discussão da pano pra manga! Sou totalmente a favor dessa proibição. Porém, isso nao deveria ser passado ao consumidor de forma alguma. Mas estamos no Brasil né ?
    De qualquer forma se a gente não pagasse 20 centavos na sacola, seria repassado no preço dos produtos, como é feito em absolutamente tudo! Grandes empresários "nao" pagam impostos, eles apenas repassam para grande massa (os assalariados) "pagar" pra eles. Daí vem os constantes aumentos de absolutamente tudo.

    Mas como disse antes, estamos no Brasil né ? O país em que mais se paga imposto no mundo, e em troca não temos saude, nem educação e muito menos segurança, e sim roubos e mais corrupção. Infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. Quantos assuntos sérios no seu blog =)) Ta muito cult hahaah

    Uma tristeza essa foto da tartaruguinha...

    ResponderExcluir